segunda-feira, 23 de julho de 2012

Oracle apresenta o Oracle Enterprise Manager 12c

Solução ampliada de gestão de TI voltada aos negócios com recursos exclusivos de cloud computing

A Oracle anunciou o Oracle Enterprise Manager 12c, a primeira solução do setor a combinar gestão da pilha completa da Oracle com gerenciamento de todo o ciclo de vida de nuvem empresarial.

Agora as organizações de TI podem aumentar a eficiência ao mesmo tempo que reduzem os custos e a complexidade dos datacenters tradicionais, de ambientes virtualizados e de cloud computing.

Com o Oracle Enterprise Manager Cloud Control, o novo console centralizado, o Oracle Enterprise Manager 12c reúne recursos de gestão exclusivos para todo o ciclo de vida da nuvem. As principais novidades incluem planejamento de capacidade e consolidação, auto-atendimento, testes, monitoramento, medição e chargeback (estorno).

Os novos recursos de gestão integrados – dos aplicativos ao disco rígido – do Oracle Fusion Applications e dos sistemas projetados da Oracle foram adicionados. Essa versão apresenta também novas capacidades de gerenciamento de recursos de cloud computing e virtualização com base no Oracle VM 3.0.

Inclui também novos recursos aprimorados de parceiros, disponíveis por intermédio do programa Oracle PartnerNetwork, e de gerenciamento de componentes de outros fornecedores.

O Oracle Enterprise Manager 12c é o primeiro produto do portfóio da Oracle com o número "12c" – a letra "c" indica investimentos expressivos da Oracle para oferecer produtos prontos para nuvem.

Gestão de cloud computing completa e unificada por meio de um único console

O Oracle Enterprise Manager Cloud Control é o único console de gestão de cloud computing para tecnologia Oracle que permite aos stakeholders criar serviços empresariais avançados, compostos por uma combinação de IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) – incluindo DBaaS (banco de dados como serviço) e MWaaS (middleware como serviço) – e SaaS (software como serviço).

O Oracle Enterprise Manager Cloud Control fornece recursos orientados por assistentes e baseados em funções para todos os stakeholders envolvidos no planejamento, gestão e consumo de cloud computing empresarial.

Os principais recursos incluem:

  • Ferramentas de planejamento na nuvem, que permitem aos arquitetos e administradores da nuvem modelar o ambiente de cloud computing para maximizar a utilização dos recursos. Um recurso importante – o planejador de consolidação e capacidades – facilita a ambientação na nuvem por meio de recomendações e workflows automatizados.
  • Configuração automática de recursos do sistema e pools compartilhados, que possibilitam aos administradores da nuvem reunir recursos de TI e definir regras, privilégios e políticas que regem como os recursos são consumidos, além de ajudar a garantir a facilidade na gestão e a qualidade do serviço.
  • Auto-atendimento incorporado, com acesso transparente aos recursos de cloud computing para os usuários de linhas de negócios e desenvolvedores de aplicativos. Os consumidores podem usar o portal de autoatendimento para solicitar serviços de um catálogo central, gerenciar e monitorar os serviços solicitados, assim como receber informações de chargeback.
  • Chargeback e indicadores completos, para que os funcionários de finanças, gerentes de TI e prestadores de serviços façam medições do uso e cobrem pelos serviços. Vários mecanismos de chargeback disponíveis. Integrações embutidas com o Oracle Communications Billing and Revenue Management oferecem vastos recursos de faturamento.
  • Capacidades exclusivas de cloud computing agregam vantagens inéditas no setor por intermédio de integrações com dois importantes produtos Oracle:
    • Oracle VM 3.0, que permite aos administradores planejar e provisionar automaticamente ambientes de cloud computing, incorporando VMs, zonas e pools de recursos.
    • Oracle Virtual Assembly Builder: ajuda os desenvolvedores a modelar e empacotar aplicativos complexos, multicamadas, para consumo em auto-atendimento.
  • Diferentemente das soluções da concorrência o Oracle Enterprise Manager 12c garante a gestão da nuvem em ambientes físicos e virtuais para arquiteturas x86 e4 SPARC.
Projetado para Oracle

O Oracle Enterprise Manager 12c continua a oferecer incomparáveis recursos de automação para tecnologias Oracle. Os destaques incluem:

  • Gestão completa do Oracle Fusion Applications, que fornece recursos inigualáveis para ajudar a garantir a integridade e a disponibilidade desses aplicativos.
  • Disponibilidade imediata para suporte do programa Applications Unlimited da Oracle. Agora as suites de gestão Oracle JD Edwards EnterpriseOne e Oracle Siebel CRM estão certificadas. Há certificações de outros aplicativos planejadas para 2012.
  • Gestão aprimorada do Oracle Fusion Middleware com novos recursos de autogerenciamento, como análise automática de causa principal e recomendações pró-ativas. Desse modo, os administradores de aplicativos e TI gerenciam mais programas com facilidade.
  • Autogerenciamento de banco de dados avançado, que permite aos DBAs gerenciar bancos de dados de grande porte com recursos que incluem monitor automático de diagnósticos periódicos e em tempo real do banco de dados, assim como análises de ASH (Active Session History).
  • Soluções aprimoradas de gestão de qualidade com novos recursos Application Replay, que viabilizam testes de cargas de trabalho reais dos aplicativos, proporcionando resultados mais realistas. A nova capacidade de descoberta, modelagem e subdivisão de dados racionaliza a gestão dos dados dos testes. Juntos, esses recursos contribuem para aprimorar a qualidade dos aplicativos com menos esforço.
  • Integração coesa com os sistemas projetados da Oracle, que possibilitam visualizações integradas de hardware e software para o Oracle Exadata Database Machine e o Oracle Exalogic Elastic Cloud, que facilitam a gestão e proporcionam desempenho e disponibilidade superiores.

Fonte:http://www.oracle.com/br/corporate/press/pr-br-06-dec-2011-1396300-ptb.html

[]s

Nenhum comentário: