quinta-feira, 12 de julho de 2012

Introdução a BI

Atualmente, diferentes tipos de empresas, ou seja, empresas de pequeno, médio e grande porte necessitam do BI para auxiliá-las nas mais diferentes situações para a tomada de decisão, otimização dos processos, redução de custo, previsões e planos estratégicos.

O termo Business intelligence não é recente, surgiu na década de 80 no Gartner Group e surgiu da necessidade de cruzar informações para a realização de uma gestão empresarial eficaz. Segundo Howard Dresner, vice-presidente da empresa Gartner e detentor da paternidade do termo, o interesse pelo BI vem crescendo na medida em que seu emprego possibilita às organizações realizar uma série de análises e projeções, de forma a agilizar os processos relacionados às tomadas de decisão.

Para que um projeto de BI seja bem sucedido, deve-se levar em consideração alguns fatores importantes, ou seja, deve ser respeitadas algumas fases a fim de garantir a qualidade final do projeto.

  • Planejamento: Obter conhecimentos dos processos da empresa que irá implantar uma solução BI para entender quais os objetivos do planejamento estratégico do negócio. Em toda a fase do planejamento a participação da área de negócios é essencial.

  • Escolha da ferramenta: Deve-se levar em consideração o custo com a aquisição de ferramentas, pois o pacote de ferramentas não deve comprometer o orçamento do projeto.

  • Extração da informação: Garantir a qualidade da informação através de um processo Extract Transfomation and Load (ETL) que seja eficiente e eficaz.

  • Enriquecimento e tratamento das informações: Garantir que após a extração da informação um processo ETL seja responsável por realizar todo o tratamento, validação e consistência dos dados.

  • Carga do Data Warehouse (DW): Após a extração e tratamento da informação inclusão da massa de dados em um ambiente dimensional

  • Apresentação da informação: Criação de relatórios analíticos que venham atender a necessidade inicial da construção do BI

  • Treinamento dos Usuários: São as peças chaves para o sucesso do BI. Eles devem conhecer e saber como obter a informação de maneira que sejam motivados a utilizar.

[]s

Nenhum comentário: