segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Conceito de Banco de Dados Relacional


Os principios do modelo de dados relacional foram descritos por Dr. E. F. Codd em junho de 1970 intitulado de "A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks".
Os modelos usados na época eram hierarquicos, rede, estruturas de dados simples de flat files.

Componentes do Modelo Ralacional:
  • Conjunto de objetos ou relações que armazenam dados
  • Um conjunto de operadores que age sobre as relações para produzir outras relações
  • Integridade de dados para precisão e consistência.

Definição de um Banco de Dados Relacional

Um banco de dados relacional é um conjunto de relações ou tabelas de duas dimensões, por exemplo é possível armazenas informações de todos os funcionários de uma empresa, em um banco relacional você pode criar diversas tabelas para armazenar diferentes informações sobre os funcionários com uma tabela de funcionário, uma de departamento e outra de salários.

Por que usar um Banco de Dados Relacional?
Os Bancos de Dados Relacionais foram desenvolvidos para prover acesso facilitado aos dados, possibilitando que os usuários utilizassem uma grande variedade de abordagens no tratamento das informações.
A linguagem padrão dos Bancos de Dados Relacionais é a Structured Query Language, ou simplesmente SQL, como é mais conhecida.

Tabelas (ou relações, ou entidades)
Os dados de um banco de dados relacional são armazenados em tabelas. Uma tabela é uma simples estrutura de linhas e colunas. Em uma tabela, cada linha contém um mesmo conjunto de colunas. Em um banco de dados podem existir uma ou centenas de tabelas.

As tabelas associam-se entre si através de regras de relacionamentos.
Exemplo: A tabela funcionário relaciona-se com a tabela cargo. Através deste relacionamento esta última tabela fornece a lista de cargos para a tabela funcionário.

Registros (ou tuplas)
Cada linha formada por uma lista ordenada de colunas representa um registro, ou tupla. Os registros não precisam conter informações em todas as colunas, podendo assumir valores nulos quando assim se fizer necessário.
Exemplo: O empregado Pedro é uma instância (registro) da tabela funcionário, e a função Analista Comercial é a instância (registro) da tabela cargo. Uma associação entre estas duas tabelas criaria a seguinte instância de relacionamento: Pedro é Analista Comercial, onde o verbo ser representa uma ligação entre os registros distintos.

Colunas (ou atributos)
As colunas de uma tabela são também chamadas de Atributos. Ao conjunto de valores que um atributo pode assumir chama-se domínio. Por exemplo: em um campo do tipo numérico, serão somente armazenados números.

Chave
As tabelas relacionam-se umas as outras através de chaves. Uma chave é um conjunto de um ou mais atributos que determinam a unicidade de cada registro.
Por exemplo, se um banco de dados tem como chaves Código do Produto e ID Sistema, sempre que acontecer uma inserção de dados o sistema de gerenciamento de banco de dados irá fazer uma consulta para identificar se o registro já não se encontraria gravado na tabela.



Um comentário:

Anônimo disse...

Copiei tudo, vlw pelos pontos de graça, OTARIO