Existem algumas opções de controle de acesso e capacidade de mudança de dados parametrizáveis no banco de dados, são elas:
ONLINE
Define o status do banco de dados. Quando o banco de dados estiver com o status ONLINE, significa que todas as operações serão executadas normalmente.
OFFLINE
Define também o status do banco de dados. Quando o banco de dados estiver com o status OFFLINE, significa que o mesmo não esta acessível.
EMERGENCY
Outro status do banco de dados que define que apenas pode ser acessado por um membro do role db_owner e que o único comando que permite ser executado é SELECT.
READ_ONLY
Um banco de dados configurado no modo READ_ONLY indica que está disponível apenas para consulta, não sendo possível realizar qualquer tipo de gravação e todo o log de transação será removido.
READ_WRITE
Indica que o banco de dados está disponível para leitura e gravação. Toda alteração no banco de dados para modo de read_only ou read_write, faz com que o log de transação seja recriado.
SINGLE_USER
Indica que apenas um usuário por vez pode estar conectado ao banco de dados
RESTRICTED_USER
Permite que somente membros das roles db_owner, dbcreator e sysadmin tenham acesso ao banco de dados.
MULTI_USER
Configuração padrão de um banco de dados, permite que vários usuários tenham acesso simultaneamente.
Para realizar a alteração do modo de acesso ou capacidade de mudança do banco de dados deve ser realizado com ALTER DATABASE conforme exemplo a seguir:
ALTER DATABASE <banco_de_dados> SET SINGLE_USER WITH ROLLBACK IMMEDIATE
Rollback immediate faz com que todas as transações abertas sejam revertidas imediatamente e usuários não autorizados sejam desconectados para que a nova alteração de modo de acesso passe a valer. Pode ser utilizado também a opção ROLLBACK AFTER <segundos> que irá respeitas o número de segundos indicados antes de reverter ou finalizar transações.
Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário