São arquivos utilizados na inicialização do bando de dados Oracle.
Ao iniciar uma instancia, o Oracle realizada a leitura de “um dos arquivos” que armazena as características (parâmetros – Memória, caminho de arquivos,etc) do banco de dados.
Como disse anteriormente tanto o PFILE como o SPFILE são arquivos, porém SPFILE é uma versão binária do PFILE. O PFILE é armazenado com o nome init.ora e o SPFILE como spfile.ora.
Ok, e quando o Oracle utiliza um ou outro?
Ao tentar iniciar uma instancia, o Oracle procura inicialmente pelo SPFILE, se não encontrar procure pelo PFILE.
Por se tratar de uma arquivo binário, o SPFILE não pode ser alterado manualmente, mas isso não quer dizer que não possa ser alterado, os parâmetros podem ser alterados através do comando:
Alter system set “parâmetros” = “valor”;
Alguns parâmetros podem ser alterados dinamicamente, ou seja, sem a necessidade de reiniciar o banco de dados. Para saber quais os parâmetros podem ser alterados dinamicamente execute a seguinte consulta:
Select * from V$Parameter;
As colunas ISSES_MODIFIABLE identifica parâmetros que podem ser alterados em sessão (Alter Session) e a coluna ISSYS_MODIFIABLE identifica parâmetros que podem ser alterados dinamicamente com Alter Session, onde, quando for IMMEDIATE a alteração passa a ter vigor imediatamente após a alteração, DEFERRED passa a valer para as próximas sessões e FALSE valor estático, ou seja, só ira valer no caso de reinicialização da instancia.
Para verificar a existência e caminho do seu SPFILE:
show parameter SPFILE;
NAME TYPE VALUE
---------- ------ ------------------------------
spfile string C:\ORACLEXE\APP\ORACLE\PRODUCT\11.2.0 SERVER\DBS\SPFILEXE.ORA
Obrigado